A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Industrial, realizou na sede da entidade assistencial uma ação aberta à comunidade, na sexta-feira (08). As pessoas aferiram a pressão arterial e ainda receberam orientações sobre a saúde bucal, tiveram acesso a advogados da OAB - Subseção Contagem, e ao ônibus do Sine e levaram para casa mudas de plantas medicinais. Os idosos puderam fazer o cartão ótimo.
O evento contou ainda com a parceria da Secretaria de Trabalho e Geração de Renda e Saúde, da Regional Industrial, OAB Contagem e Centro Municipal de Agricultura Urbana e Familiar (CMAUF).
As ações comunitárias compõem o quadro de serviços de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF), que são voltadas para a dinamização das relações no território. Essas ações possuem o objetivo de promover a comunicação comunitária, a mobilização social e o protagonismo da comunidade.
Para a coordenadora do CRAS Industrial, Mabel Vieira, a entidade trabalha sempre preocupada com o bem-estar dos usuários, proporcionando conhecimento e conscientização. “O nosso objetivo é alcançar um número maior de pessoas no território de abrangência do serviço, ou seja, as pessoas que não vem ao equipamento ou não conhecem os serviços oferecidos no CRAS”, destacou a coordenadora.
Além disso, visa fortalecer os vínculos entre as diversas famílias do território, desenvolver a sociabilidade, o sentimento de coletividade e a organização comunitária, por meio principalmente do estímulo à participação cidadã. Neste sentido, as ações comunitárias assumem um importante papel na prevenção das potenciais situações de vulnerabilidade e riscos sociais que podem ocorrer no território.
De acordo com a diretora de Proteção Social Básica, Silvânia Burato, é preciso que as ações sejam planejadas e cumpram o seu objetivo, ampliando o universo informacional e proporcionando novas vivências às famílias atendidas. “Há várias formas de executar as ações comunitárias. Podem ser eventos, palestras, campanhas ou outros tipos de atividade. Porém, é fundamental que as ações tenham como premissa a promoção da comunicação comunitária, mobilização social e o protagonismo da comunidade, fortalecimento dos vínculos, o sentimento de coletividade e a organização comunitária, por do estímulo à participação cidadã”, ressaltou Burato.
Segundo o Secretário de Trabalho e Geração de Renda, Frederico Carneiro, é muito importante a descentralização dos serviços do Sine. “Levamos o ônibus do sine para as comunidades e nos bairros. Assim evitamos que as pessoas que estão a busca de uma vaga de emprego e desempregadas paguem passagem para se deslocarem até a central do Sine. É gratificante podermos ir até as pessoas, e essa ação mais uma vez é prova de que as pessoas aderem a esse ônibus, buscando vagas. Envolver a comunidade de toda forma para que se possam se recolocar no mercado de trabalho, é um desafio para que possamos buscar mais vagas de emprego”, pontuou o secretário.